Sessão de terapia

Psicanálise

 Psicanálise é a área de investigação da mente humana.

A origem da psicanálise se dá no século XIX, a partir dos estudos da psique humana pelo médico  Sigmund Freud em 1881, quando ainda trabalhava em Viena.

O principal objetivo da psicanálise é a interpretação de suas representações mentais, sonhos, desejos, pensamentos e lembranças. É a partir dessa abordagem que o psicanalista visa entrar em contato com o sub consciente e oferecer ao paciente a possibilidade de sua auto cura emocional, dessa forma a ação consciente do psicanalista é de fornecer a chave da psique do paciente como se fosse um espelho.

O profissional psicanalista fará uso da escuta atenta em relação aos pontos encontrados ou indicados em uma breve apresentação dos conflitos que existem na mente da pessoa, assim o paciente será estimulado a reencontrar os trilhos perdidos de uma estrada que são formados por lembranças. Durante esse trajeto sempre com acompanhamento terapêutico, o paciente tratará das questões e das representações que se interagem e se intensificam com o passar do tempo.

O papel do psicanalista  é manter esses trilhos de forma a compor uma paisagem mais natural possível para o paciente.

Como forma de agir nos métodos, o tratamento ocorre com uma frequência de conversas que tendem a durar algum tempo dependendo das situações. 

Na teoria psicanalítica, o acesso aos campos conflitantes da mente  do paciente, devem ser transferidos para um ponto de vista que sejam facilmente penetrável pela pessoa. O objetivo disso é observar e dissolver os processos que desorganizam os aspectos da personalidade. Diferentemente do que se pensa, a psicanálise não visa complexificar os procedimentos terapêuticos visto como complicados e obscuros, ao contrário disso a psicanálise serve para desenredar os nós da psique humana através da análise profunda e investigação. A abordagem psicanalítica tem por objetivo desvendar as relações interpessoais do paciente, assim como a maneira que o próprio paciente se enxerga e se coloca no mundo.

freud foto.png